Após
um longo tempo em que a educação do surdo desenvolveu-se de forma
preconceituosa e prevaleceu à desigualdade social para com as pessoas
deficientes, percebemos que agora a
Educação dos Surdos no Brasil está se desenvolvendo a cada ano que se passa, a
onde podemos sim notar o aumento da inclusão do processo educativo dos surdos
na escola. Porém sabemos que muitos problemas são enfrentados na implementação
desta proposta, já que a pessoa com necessidades especiais é diferente, e o
atendimento às suas características particulares implica formação, cuidados
individualizados e revisões curriculares que não ocorrem apenas pelo empenho do
professor, mas que dependem de um trabalho de discussão e formação que envolve
custos e que tem sido muito pouco realizado.
O
artigo a seguir, cujo tema é: A
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS, PROFESSORES E
INTÉRPRETES SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA, focaliza uma experiência de
inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de
língua de sinais. Alunos, professores e intérpretes envolvidos foram
entrevistados e seus depoimentos analisados. Os depoimentos apontam ainda
dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do
aluno surdo de atividades. Este artigo pretende-se contribuir para a reflexão acerca
de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos,
limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e
consequente frente a este grupo.
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