quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Surdos: conhecer pra incluir....



Após um longo tempo em que a educação do surdo desenvolveu-se de forma preconceituosa e prevaleceu à desigualdade social para com as pessoas deficientes,  percebemos que agora a Educação dos Surdos no Brasil está se desenvolvendo a cada ano que se passa, a onde podemos sim notar o aumento da inclusão do processo educativo dos surdos na escola. Porém sabemos que muitos problemas são enfrentados na implementação desta proposta, já que a pessoa com necessidades especiais é diferente, e o atendimento às suas características particulares implica formação, cuidados individualizados e revisões curriculares que não ocorrem apenas pelo empenho do professor, mas que dependem de um trabalho de discussão e formação que envolve custos e que tem sido muito pouco realizado.
O artigo a seguir, cujo tema é: A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS, PROFESSORES E INTÉRPRETES SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA, focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de língua de sinais. Alunos, professores e intérpretes envolvidos foram entrevistados e seus depoimentos analisados. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Este artigo pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e consequente frente a este grupo.
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